Tudo sobre queda de cabelo

em 15 de fevereiro de 2020

Cabelo

A queda de cabelo é provavelmente um dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas. A idade contribui muito para a queda capilar.

Perda de cabelo é algo que não se restringe a mais alguns. Esses são problemas comuns que estão sendo enfrentados por pessoas de todas as faixas etárias. Até as crianças estão sendo vítimas da queda de cabelo. 

Existem várias razões para a queda de cabelo se manifeste, algumas das mais comuns são poluição, estresse, insônia, perda de peso e dieta inadequada.

A perda de fios é mais comum nos homens, mas ao contrário da crença popular, a perda de cabelo vem crescendo muito entre as mulheres. E a disfunção tireoidiana é uma das principais causas de perda de cabelo em mulheres. 

A queda de cabelo também pode ser causada por uma infinidade de fatores como estilos de vida pouco saudáveis, alergias, desequilíbrios hormonais, problemas de saúde do cabelo, doenças auto-imunes, deficiências nutricionais, transpiração, febre ou doença, Dermatite seborreica , deficiência de ferro, cuidados excessivos com os cabelos e genética.

Às vezes, pode haver vários fatores trabalhando juntos que faz com que seu cabelo caia. Geralmente, é extremamente difícil identificar a causa exata, a menos que você seja diagnosticado com uma doença auto-imune ou esteja tomando um medicamento que causa queda de cabelo como efeito colateral.
Sabemos que a queda de cabelo é um processo natural. 

Cada fio de cabelo cresce por um período de cerca de 6 anos e depois se solta. Se você está perdendo entre 100 e 150 fios por dia, relaxe, pois é normal. Mas se você está perdendo mais que esse número, é hora de se preocupar e fazer algo a respeito.

A perda severa de cabelo nas mulheres leva à perda da autoestima, o problema para nós mulheres é que os cabelos são nosso cartão de visitas, temos um relacionamento emocional muito forte com nossos cabelos, e vê-los indo pelo ralo toda vez que o lavamos é realmente desesperador. “Escovar os cabelos quando estão em queda é um martírio, só o simples fato de passar as mãos na cabeça, lá se vão os fios”.

A principal razão por trás da perda de cabelo induzida por problemas de tireoide é um desequilíbrio em seus hormônios. É por isso que é essencial tratar a tireoide quando você está lidando com queda de cabelo. Continue lendo para descobrir como você pode tratar esses casos de perda de cabelo.

A queda de cabelo pode ser causada por uma disfunção da tireoide que é um desequilíbrio dos hormônios. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo desencadeiam esse tipo de perda de cabelo.

A perda dos fios pode ocorrer em todo o couro cabeludo, mas também se restringir a uma única área que é o caso da alopecia areata, onde a queda de cabelo é restrita a uma área específica e, geralmente, em falhas circulares.

De qualquer modo, perder cabelo é quase como perder parte integrante de nossa identidade e, é por isso que nós estamos sempre em busca de uma solução que resolva o problema com urgência.

O primeiro passo para quem está com alterações na tireoide é consultar um profissional médico. Na certa ele vai prescrever esteroides para corrigir o desequilíbrio hormonal. 

No entanto, você pode combinar isso com outras dicas naturais compartilhadas aqui no blog para reduzir a queda de cabelo.

Como a deficiência de ferro causa queda de cabelo e o que pode ser feito para evitá-la?

Razões da perda de cabelo:

As mulheres são as que têm maior propensão a deficiência de ferro. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, uma proteína que ajuda os glóbulos vermelhos a fornecer oxigênio por todo o corpo.

A deficiência de ferro, especialmente quando evolui para anemia por deficiência de ferritina, pode causar perda de cabelo. Existem dois tipos de ferro no seu corpo - ferro sérico e ferritina. 

Este último é um componente essencial dos folículos capilares.
Se você estiver enfrentando os seguintes sintomas, juntamente com queda de cabelo, pode ter certeza de que a falta de ferro está causando a queda capilar.

Pele pálida

Falta de energia

Pés e mãos frios

Unhas quebradiças

Perna inquieta

Falta de ar durante uma pequena tarefa

Sintomas dos cabelos quando a falta de ferro

Cabelos finos não pigmentados (brancos)

Alterações na estrutura do cabelo

Cabelo seco

O cabelo perde a textura encaracolada e fica mole

O cabelo perde sua cor e brilho naturais

Os fios de cabelo ficam muito finos e tendem a quebrar

Queda geral de cabelos

Como usar repor o ferro para controlar a perda de cabelo:

Para acabar com a dúvida logo de uma vez, faça um exame de sangue para determinar o seu nível de ferro. Para o cabelo crescer forte e saudável, o seu nível de hemoglobina deve ser superior a 140 g / L e ferritina deve estar acima de 40 ug / L. Caso contrário, consulte o seu médico para um suplemento de ferro adequado.

Para subir sua taxa de ferritina coma muitos vegetais de folhas verdes que tornam seu cabelo brilhante e também reduzem a queda de cabelo. Vegetais de folhas verdes são ricos em ferro e podem fazer maravilhas no cabelo e na pele.

Consuma ovos. A gema de ovo é uma rica fonte de ferro. Você também pode usá-la como máscara capilar. Os ovos não apenas ajudam a refrear e prevenir a perda de cabelo, mas também são uma excelente ajuda para o crescimento do cabelo.

O nosso corpo não consegue absorver o ferro sem contar com um auxiliar, estamos falando da vitamina C. Os alimentos que contém vitamina C são: kiwi, goiaba, mamão, laranja, morango, pimentão, etc.

Dicas para escolher o shampoo certo para controlar sua queda de cabelo?

Você já considerou o fato de que a que a sua queda de cabelo pode ser porque você está usando o xampu errado! Escolher o shampoo certo desempenha um papel muito importante no controle da queda capilar. 

É sobre isso que este artigo trata. Um dos shampoos mais usados na década de 90 para acabar com a queda de cabelo era o shampoo de jaborandi, hoje em dia existem vários tipos no mercado, mas não vamos ater à marcas e nomes, mas o tipo de cabelo.

Tipo de cabelo e couro cabeludo:

A primeira coisa que você precisa observar antes de escolher o xampu certo é saber o seu tipo de cabelo! Sem isso, não importa quantos xampus você tente, eles nunca funcionarão corretamente. 

Hidratação e nutrição adequadas são necessárias. Procure o rótulo e verifique os ingredientes e se ele é ideal para o seu tipo.

Cabelos oleosos:

Equilíbrio de pH - certifique-se de que o shampoo seja apenas para cabelos oleosos.
Cabelos oleosos precisam ser lavados frequentemente para dar um brilho e tirar o excesso de sebo que se acumula na raiz.

Cabelos normais:

Se você tem cabelos normais e não tem problemas de secura e ainda está perdendo cabelos, é hora de verificar se tem alguma irritação no couro cabeludo ou problemas com a alimentação.

Cabelos secos:

Seu foco principal deve estar em hidratar muito bem o cabelo!

Cabelos cacheados:

Se você tem cabelos naturalmente cacheados ou optou por um permanente, então não pode tratá-los da mesma maneira que os demais! Escolha shampoos com alto teor de proteínas ou feito especificamente para o seu tipo de cabelo, para garantir um condicionamento e hidratação profundos das raízes.

Cabelos coloridos:

Os cabelos coloridos precisam de cuidados especiais, pois são submetidos a tratamento químico! E nem todos os shampoos comuns reagem bem aos cabelos coloridos.

Os 10 principais alimentos que ajudam a prevenir a queda de cabelo

Você está passando por queda de cabelo mesmo após seguir um regime rigoroso de cuidados com os cabelos? Bem-vindo ao clube, porque muitos de nós temos o mesmo problema. É um equívoco comum pensar que simplesmente lubrificar, lavar e condicionar o cabelo regularmente o tornará forte e saudável. 

Fazer isso é necessário, mas junto com isso, há outro aspecto significativo que desempenha um papel crucial na saúde do cabelo - uma dieta adequada. Você precisa seguir uma dieta bem equilibrada, composta por alimentos que contêm nutrientes que melhoram a textura do cabelo e restringem a perda de cabelo. 

Fazer isso funcionará como mágica e dará brilho ao seu cabelo que nenhum salão de beleza ou cabeleireiro pode recriar. 

Então, é hora de você reestruturar sua dieta com alimentos que melhoram a saúde do cabelo, que é o que temos logo abaixo - uma lista dos melhores alimentos para recuperação de perda de cabelo.

Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes, como espinafre, nabo, acelga e alface, contêm ferro essencial para que as células ciliadas se mantenham ativas e saudáveis. A deficiência de ferro causa perda de cabelo, pois a quantidade necessária de nutrientes não é transportada para as raízes do cabelo. Isso os torna fracos e facilmente propensos a quebrar.

Couve contém vitaminas A e C que são boas para o couro cabeludo. Eles também são condicionadores de cabelo naturais. Até os nabos e a acelga contêm vitaminas A e C.

Cenouras

As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é um nutriente essencial nos alimentos para evitar a queda de cabelo. Eles também contêm altos níveis de vitamina A, que melhoram a saúde do couro cabeludo e dos folículos capilares.

As cenouras são preenchidas com outros nutrientes e minerais, como vitaminas K, C, B6, B1, B3, B2, fibra, potássio e fósforo, que são cruciais para a manutenção de cabelos fortes e saudáveis.
Beba suco de cenoura todos os dias para ver uma redução drástica na queda de cabelo . Você também pode comer cenouras cruas.

Batata Doce

A batata-doce contém cobre, ferro e proteínas que promovem o crescimento do cabelo e mantêm a saúde do couro cabeludo. Eles também são ricos em beta-caroteno, que ajuda no crescimento celular, evita a queda de cabelo e melhora os cabelos opacos.

A batata-doce contém potássio e magnésio, que acalmam os sentidos e atuam como estimulantes do estresse. Essa propriedade pode ser benéfica, pois o estresse geralmente causa perda de cabelo.

Nozes

As nozes são conhecidas como "alimentos para cabelos" porque contêm ácidos graxos ômega 3 - nutrientes essenciais para cabelos saudáveis ​​e deliciosos.

As nozes também contêm zinco, ferro, selênio e vitaminas B1, B6 e B9 - todas estimulando o crescimento do cabelo e reduzindo efetivamente a queda de cabelo. Eles também contêm biotina, vitamina E, proteína e magnésio que fortalecem os folículos capilares e mantêm a saúde do couro cabeludo.

Lentilhas

Lentilhas como ervilhas-de-pombo, lentilhas vermelhas, ervilhas, lentilhas amarelas, grão de bico e feijão são ricos em ácido fólico, fósforo e fibra. Esses nutrientes aumentam o suprimento de oxigênio ao couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

A proteína nas lentilhas ajuda a construir células vitais para o crescimento do cabelo. Nutre o couro cabeludo e os folículos capilares e melhora sua saúde.

Couve-flor

A couve-flor contém vitaminas A, E, C e K, sódio, potássio, cálcio, manganês, zinco, gorduras, niacina, cobre e ferro - os quais reduzem a queda de cabelo.

Os nutrientes da couve-flor promovem a cura e ajudam o corpo a se recuperar rapidamente dos danos. Isso também rejuvenesce seu cabelo.

Laranjas

Laranjas são ricas em vitamina C que estimula o crescimento do cabelo. Eles também contêm antioxidantes, flavonóides, beta-caroteno, magnésio e fibras que fazem maravilhas para melhorar a saúde do cabelo.

As laranjas ajudam a tratar a caspa, que pode levar à queda de cabelo . Eles também melhoram a textura do cabelo.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em magnésio, o que o torna um dos principais alimentos para evitar a perda de cabelo e também ajuda a reduzir a queda de cabelo. Consumir amêndoas também nutre o couro cabeludo.

O magnésio também desempenha um papel vital no fortalecimento dos fios de cabelo e na prevenção de rupturas.

Goiaba

A goiaba é uma rica fonte de vitaminas A e C, além de minerais como cobre, manganês e magnésio. É uma excelente fonte de nutrientes que ajudam a melhorar a saúde do cabelo.

A goiaba contém mais vitamina C que laranjas e mais potássio que bananas. Esta poderosa combinação dos dois nutrientes pode transformar completamente o seu cabelo, para melhor.

Linhaça

As sementes de linhaça são uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 que nutrem os cabelos e impedem que o couro cabeludo fique seco e escamoso. Os ácidos também diminuem a quebra do cabelo e melhoram a elasticidade do cabelo.

A linhaça tem propriedades anti-inflamatórias que protegem os folículos capilares de danos graves, consequentemente impedindo condições severas de queda de cabelo.

A seguir, é apresentada a lista de uma série de receitas caseiras naturais para tratar a queda de cabelo. Clique no link.




Topo