Bomba de Fumaça

Bomba de Fumaça
A bomba de fumaça foi criada pela primeira vez em 1848, pelo inventor britânico Robert Yale. Ele desenvolveu fogos de artifício ao estilo chinês do século XVII e depois modificou a fórmula para produzir mais fumaça por um longo período de tempo. A história japonesa antiga viu o uso de uma forma mais rudimentar da bomba de fumaça. Explosivos eram comuns no Japão durante as invasões mongóis do século XIII. Mais tarde, bombas manuais de corpo macio foram projetadas para liberar fumaça, gás venenoso e estilhaços feitos de ferro e cerâmica. 

Os dispositivos de fumaça colorida usam uma fórmula que consiste em um oxidante (normalmente nitrato de potássio, KNO3), um combustível (geralmente açúcar), um moderador (como o bicarbonato de sódio) para evitar que a reação fique muito quente e um corante orgânico em pó. A queima dessa mistura evapora o corante e o força a sair do dispositivo, onde ele se condensa na atmosfera para formar uma "fumaça" de partículas finamente dispersas.

Bombas de fumaça caseiras, mesmo antes da invenção de Yale em 1848, eram e são mais comumente usadas em brincadeiras e conflitos de rua. Eles geralmente são feitos de materiais que queimam mal e estão contidos em vasos com entrada de ar limitada que impedem a combustão. Como os ingredientes e os usos são imprevisíveis, as bombas de fumaça caseiras costumam ser categorizadas como um dispositivo incendiário.
A melhor bomba de fumaça para fotos (e dicas para usá-la)
Nos últimos dois anos, as bombas de fumaça tornaram-se um acessório popular para fotografia que adiciona um novo toque colorido aos retratos. Eles estão sendo usados ​​para retratos de rua, revelações de gênero, sessões de noivado e muito mais.

Fonte: Wikipedia

Depois de fazer algumas pesquisas, concluímos que a Granada de fumaça Enola Gaye WP40 é a bomba de fumaça mais duradoura e mais segura a ser usada para fotografia. É uma bomba de fumaça puxada por arame que vem em várias cores e tem a durabilidade de aproximadamente 90 segundos.

Entenda que isso é essencialmente fogo em um palito e pulveriza faíscas e esquenta. É altamente recomendável que você não use isso em torno de qualquer coisa inflamável; portanto, fique longe de pincel seco ou da natureza. Também é recomendável não usá-los em ambientes fechados ou em espaços públicos.

Caso tenha a intenção de registrar a imagem, configure sua máquina  fotográfica primeiro.
Embora a Enola Gaye tenha classificado essas bombas de fumaça para durar 90 segundos, descobrimos após testar cerca de 20 delas que elas duram de 70 a 80 segundos. Isso significa que você deseja configurar sua iluminação, composição, pose e todo o resto pronto para usar antes de puxar o cabo.
Quando a fumaça sai, há muito pó que a acompanha. Se houver vento ou a bomba de fumaça estiver voltada para o corpo, existe o potencial de manchar roupas de cores claras.

Puxando o anel

Afaste a bomba de fumaça do corpo e segure-a na parte inferior de 1/3 da coluna. Como mencionado acima, haverá algumas faíscas iniciais, então mantenha-a afastada do corpo por alguns segundos e use-a conforme necessário.
Depois que o cabo for puxado, você terá que esperar de 5 a 10 segundos antes de ter fumaça utilizável que preenche o quadro. Recomendamos ter um assistente com você para ajudar a puxar o cabo, especialmente se você disparar várias bombas de fumaça.

Depois que a bomba de fumaça estiver acesa, é importante movimentar-se e mover as bombas de fumaça também para evitar que a fumaça sopre nos olhos / rosto.

Um pouco mais sobre as bombas de fumaça

"WP" significa "puxão de fio", há um anel em uma extremidade que você puxa para o lado para dispará-lo. Eles ficam tão quentes quanto um aquecedor de mãos enquanto estão atirando e são razoavelmente confortáveis ​​de segurar, especialmente se você usar luvas. Você pode comprá-los online ou em locais de paintball locais.

Bombas de fumaça são caras e duram de 60 a 90 segundos e os primeiros e os últimos 10 segundos não serão muito fotogênicos. E, como em todo tipo de coisa de fogo de artifício, alguns deles serão fracassos. Dos 16 que atirei, dois se recusaram a disparar.

Algumas das bombas disparam nas duas extremidades. Eles são chamados de "explosões" e é fácil misturá-los com os regulares. A diferença: os logotipos nas granadas de Enola Gaye devem incluir setas apontando nos dois sentidos e o número de série começará com BWP em vez de WP. Eles podem ser mais dramáticos, mas também se esgotam duas vezes mais rápido.

Mesmo bombas de fumaça "seguras" ainda são perigosas. Faíscas voam quando você puxa o anel e podem cuspir um pouco enquanto a fumaça sai. NÃO OS VISTA A NINGUÉM. Um modelo com o qual trabalhei recebeu uma leve queimadura na mão dela quando o modelo ao lado dela puxou o anel em sua granada. Além disso, enquanto as granadas são quentes, elas esquentam rapidamente depois que a fumaça para e permanecem quentes por alguns minutos. O modelo deve soltar a bomba gasta em terra, concreto ou metal ou em um balde de água para evitar incêndios acidentais. As conchas podem ser descartadas quando esfriarem. Manter um extintor pronto nas proximidades é sempre uma boa ideia.

Curiosidade: A fumaça colorida pode colorir outras coisas. Segure-o muito perto de roupas, pele, cabelos ou propriedades e isso deixará manchas. O corante usado é à base de água, portanto deve sair, mas roupas delicadas podem sofrer. Você pode usar uma capa de chuva no seu equipamento se estiver filmando muito perto da fumaça ou em uma área fechada.

Verifique se você tem permissão para dispará-los para onde estiver atirando. Tínhamos permissão de um proprietário de ferro-velho para usar sua propriedade, mas em muitos lugares você é gritado e os departamentos de polícia ou bombeiros podem ser chamados. Muitos parques locais e federais os proíbem, e você pode ter problemas em áreas onde fogos de artifício são ilegais. Se você planeja disparar bombas de fumaça em locais públicos, informe as autoridades locais, especialmente se estiver usando fumaça branca ou preta. Verifique seus requisitos locais para ver se as permissões são necessárias. Mesmo com tudo isso, se você estiver filmando dentro de um prédio, verifique se mais alguém sabe disso.

E, lembre-se: é fumaça. Não é mais fácil respirar só porque é bonito.

Fonte: Pye Jirsa é uma fotógrafa de casamentos sediada no sul da Califórnia e co-fundadora do SLR Lounge. As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor.




Topo