Bolos de Letras e Números

Bolos de Letras e Números

Os bolos de alfabeto e números estão dominando o mundo dos bolos e são montados em letra maiúscula ou em numerais.
O problema é que essas montagens geralmente não são feitas com nenhum bolo. Na maioria das vezes, são tortas de creme, construídas com camadas de biscoitos ou doces escamosos com pedaços de creme de manteiga. Mas é claro, é o que está no topo que torna esses bolos tão espetaculares.

Qual o bolo ideal para fazer a montagem?

Para o bolo de letras ou números é ideal usar uma esponja tradicional da Victoria, existem algumas razões para isso. Usar Victoria esponja é difícil errar! É também uma mistura densa de bolo que mantém sua forma muito consistente. Não é muito macio e não desmorona, o que facilita o corte ao meio e a camada. Ele também suporta o peso de muitas decorações em cima.
Também pode fazer um bolo de letras ou números com uma massa de biscoito amanteigado de chocolate (ou se preferir use biscoito americano). É muito fácil usar uma base de biscoito e cortar a forma desejada usando um estêncil; no entanto, você não terá a altura ideal de um bolo.

Bolo Esponja da Rainha Victoria – receita tradicional inglesa



1 xícara de farinha de trigo


1 e ½  colheres de chá de fermento em pó


1 xícara de açúcar de confeiteiro


1 xícara de manteiga amolecida


2 ovos


½  xícara de leite


1 colher de chá de essência de baunilha


Geleia de sua preferência para rechear.

Chantilly para rechear a gosto

Modo de preparar: 

Pré-aqueça o forno 200 graus C. Unte uma forma redonda de 20 cm com manteiga e farinha. Peneire a farinha e o fermento em uma tigela média e reserve. Bata a manteiga e o açúcar juntos em uma tigela média. Adicione os ovos, um a um misturando bem após cada adição. Lentamente, mexa a mistura da farinha com a manteiga, açúcar e ovos. Bata o leite e a baunilha até que a massa fique lisa. Despeje a massa na assadeira untada e asse em forno pré-aquecido até que um palito inserido no centro saia limpo, cerca de 20 minutos. Deixar o bolo esfriar por 10 minutos e vire-o sobre uma sobre uma grade para que esfrie completamente. Corte o bolo ao meio, na horizontal, e recheie com geleia de sua preferência ou creme de manteiga, ou chantilly. Normalmente o bolo não tem cobertura e para enfeitar se polvilha açúcar de confeiteiro.

Agora é só fazer a montagem, que no caso fica à escolha da confeiteira, aqui estão alguns modelos de Bolos de Números e Bolos de Letras



Topo