Leite Vegetal!

em 21 de agosto de 2014

Leite Vegetal!
Já faz algum tempo que eu aboli o leite do meu cardápio e confesso que não foi nada fácil. Porque a maioria dos alimentos que eu gosto vai leite, mas eu decidi que seria melhor pra minha saúde levar a vida sem leite. Por conta disso eu recuso vários convites de festas, pois que graça tem eu ir num evento se eu não posso comer os quitutes oferecidos, já que a maioria contém leite e derivados. Mas nem tudo está perdido, eu posso não ir à festa, mas na minha cozinha sempre há um jeito de reverter o quadro, quando quero uma comida que vai adição de leite eu simplesmente faço uma substituição. Os leites vegetais acredite ou não, são deliciosos e o mais importante saudáveis.

Existem vários tipos de leites vegetais tais como:
Leite de linhaça, leite de alpiste, leite de castanha de caju, leite de amendoim, leite de nozes. Leite de quinoa, leite de coco, leite de semente de abóbora, leite de aveia, leite de gergelim, Leite de castanhas, leite de girassol, leite de arroz integral, leite de avelã e leite de amêndoas.

Deixo aqui uma receita para você testar!

Ingredientes:

Duas xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas crocantes.
Duas xícaras de água morna.

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas ou nozes de molho por 8 a 12 horas.
Escorra a água do molho e lave rapidamente em água corrente.
Bata as amêndoas com uma xícara de água filtrada no liquidificador até obter uma mistura uniforme. Coe o leite utilizando uma peneira forrada com fralda de pano e leve à geladeira.

Invente suas próprias receitas e faça do jeito que você achar melhor, se quiser o leite  mais consistente coloque menos água.

O leite vegetal tem prazo de validade podendo ser mantido dentro da geladeira por no máximo dois dias, quanto mais tempo for armazenado menor o efeito ''enzimático'' do leite, por isso, faça o suficiente para tomar em um dia. Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar, já nos preparos de assados não há problemas. 




Topo