Os benefícios das vitaminas hidrossolúveis

em 15 de agosto de 2014

Vitaminas
Dando continuidade aos benefícios das vitaminas hoje vamos falar das hidrossolúveis que são as vitaminas solúveis em água. São elas: do complexo B e C.

Vitamina B1 (Tiamina) - Mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia. 

Principais fontes: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.

Sintomas da falta de Vitamina b1
A falta de vitamina B1 causa uma doença chamada Pelagra.
- Sensação de formigamento nos dedos dos pés, que se torna particularmente intensa à noite.
- Câimbras musculares na panturrilha.
- Dor nas pernas e nos pés.
- Pode haver confusão mental, laringite e visão dupla.

Vitamina B2 (Riboflaviana) - Ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. 

Principais fontes: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.

Sintomas da falta de Vitamina B2
- Lesões nos cantos da boca, seguidas por rachaduras nos lábios, que podem deixar cicatrizes.
- Coloração vermelho-violeta, que podem surgir entre o nariz e os lábios, e no escroto.

Vitamina B3 (Nicotinamida) - Aumenta a circulação; reduz triglicérides e colesterol; ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo contra poluentes e toxinas. 

Principais fontes: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

Sintomas da falta de Vitamina B3

- Pelagra.
- Dermatose.
- Diarreia.
- Demência.
- Anorexia e perda de peso.
- Crises de dor de cabeça.
- Lesões na boca.
- Língua vermelha e inchada.
- Salivação excessiva.
- Vertigem.
- Depressão.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico) - Ajuda na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; previne degeneração de cartilagens; ajuda na construção de anticorpos; reduz colesterol e triglicérides; ajuda nas disfunções hormonais. 

Principais fontes: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.

Sintomas da falta de Vitamina B5

- Formigamento nos pés.
- Má circulação nas pernas.
- Sonolência.
- Enjoo.
- Cãibras na barriga.
- Aumento dos gases intestinais.
- Infecções respiratórias.

Vitamina B6 (Piridoxina) - Reduz o risco de doenças cardíacas; ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico; reduz espasmos musculares; alivia enxaquecas e náuseas; reduz o colesterol; melhora a visão; previne aterosclerose e câncer. 

Principais fontes: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

Sintomas da falta de Vitamina B6
- Lesões na pele perto dos olhos, nariz e boca.
- Inflamação na língua.
- Estomatite.

Vitamina B7 (Biotina) - Auxilia no crescimento celular, produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue; combate infecções; promove a saúde das glândulas sudoríparas, do tecido nervoso, da medula óssea, das glândulas sexuais e células sanguíneas; previne a calvície; alivia dores musculares; baixa a intolerância à insulina em diabéticos.

Principais fontes: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Sintomas da falta de Vitamina B7

- Conjuntivite.
- Dermatite esfoliativa.
- Descoloração pardacenta da pele e das mucosas.
- Dor muscular.
- Moleza.
- Aumento da glicemia.

Vitamina B9 (ácido fólico) - Manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso; antitóxico; ajuda a combater o primeiro infarto, o câncer de mama e de cólon, parasitas intestinais e envenenamento alimentar; diminui o risco de aterosclerose; promove a saúde dos cabelos e da pele; reforça o sistema imunológico e o sistema nervoso central.

Principais fontes: fígado, rins, vegetais de folhas verdes, couve-flor.

Sintomas da falta de Vitamina B9

- Alteração na produção do sangue.
- Anemia macrocítica.

Vitamina B12 (Cobalamina) - auxilia a síntese de células vermelhas do sangue; manutenção do sistema nervoso; ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo.

Principais fontes: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.

Sintomas da falta de Vitamina B12

- Produção sanguínea alterada, como baixa de leucócitos e outros.
A falta de vitamina B12 pode causar alteração epiteliais, e isto pode provocar um resultado falso positivo no exame Papanicolau, por exemplo.

Vitamina C (ácido ascórbico) - Indispensável para a síntese do colágeno; ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento; manutenção dos tecidos; previne o câncer; aumenta a imunidade; protege contra infecções.

Principais fontes: frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, mamão papaia) e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentão verde).

Sintomas da falta de Vitamina C

Ficar marcado com uma mancha roxa na pele sempre que esbarrar em algo pode ser um sintoma causado pela falta de vitamina C no organismo. Outros sintomas de falta de vitamina C são:

- Estar mais propenso ao desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados.
- Gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes.
- Hemorragia nasal mais frequente.
- Anemia ferropriva, pois a vitamina C ajuda a absorver melhor o ferro.
- Apatia, ficar sem vontade de fazer nada.
- Ora depressão, ora ansiedade.
- Cicatrização lenta das feridas.
- Aparecimento de pequenas varizes.




Topo