Capitão Marvel (Shazam!)

em 30 de março de 2020


Filme

Shazam, antes conhecido como Capitão Marvel (Captain Marvel no original), é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, inicialmente publicado pela editora Fawcett Comics e posteriormente adquirido pela DC Comics. 

Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido, devido a sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo.

Sempre que Billy fala o nome "Shazam", ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-o em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos (e vice-versa, uma vez que o personagem pode voltar a forma infantil da mesma forma).

Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis personagens que lhe concedem tais características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo). Shazam é designado, pelos próprios deuses que lhes concedem os poderes, como o Campeão da Humanidade.

Vários amigos e membros da família, como Mary Marvel, podem compartilhar com Billy seus poderes e tornar-se super-heróis.


Poderes

Capitão Marvel é detentor do poder de Shazam, que extrai os dons de Salomão (sabedoria); de Hércules (força); de Atlas (vigor); de Zeus (poder); de Aquiles (coragem); e de Mercúrio (velocidade).

Figura mitológica

Salomão – Sabedoria: A Sabedoria de Salomão se manifesta na forma de conselhos que o Capitão ouve mentalmente. Este aspecto também permite traduzir línguas extintas, como hieróglifos.Com a sabedoria de Salomão, Capitão Marvel também pode construir estruturas e mecanismos extremamente complexos.

Hércules – Força: A força de Hércules confere ao personagem uma das maiores e mais extensas forças físicas das HQs. Com ela, Capitão Marvel consegue erguer corpos com massas gigantescas , e destruir materiais extremamente resistentes. 


Atlas – Vigor: O vigor (ou resistência) de Atlas concede a invulnerabilidade ao corpo do herói, e vasta resistência a venenos e a capacidade de poder sobreviver ao vácuo do espaço.

Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede incrível longevidade, uma vez que Trovão, a sucessora do poder de Shazam no século XXX, recebeu seus poderes dum envelhecido Capitão Marvel; e o próprio detentor original dos poderes, o mago Shazam, possui 10 mil anos de idade, já que nascera na época em que a Humanidade ainda era uma raça nômade. 

Numa aventura da Fawcett Editora, o Capitão Marvel resiste a explosão de uma bomba dezesseis milhões de vezes mais poderosa que uma bomba atômica.

Zeus – Poder: Por pronunciar a palavra "Shazam!", ele pode conjurar um relâmpago mágico de Zeus a fim de mudar de Billy Batson para Capitão Marvel e vice-versa.

Este relâmpago não lhe causa dano, embora oponentes que estejam no raio de ação do mesmo possam ser feridos. Também já foi mostrado que ele pode fazer pequenas alterações em sua aparência por usar o poder de Zeus: certa vez, a fim de poder abrir uma conta no banco, ele se disfarçou como seu pai usando seus poderes, podendo também lançar relâmpagos, raios, como ataque.

Aquiles – Coragem: A coragem de Aquiles permite a ele superar ao mais intenso e vasto pânico ou medo.

Mercúrio – Velocidade: Permite ao Capitão Marvel correr e voar a velocidades próximas a velocidade da luz.

Obs: As figuras de "Atlas" e "Aquiles", que concedem ao personagem resistência e coragem, respectivamente, e que ajudam a formar o nome "Shazam", podem variar de posição ao formá-la, dependendo da interpretação individual, não havendo uma ordem correta, portanto.

Outros membros da Família Marvel como Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel detém os mesmos poderes, mas quando transformados em suas contrapartes poderosas, dividem o poder de Shazam. Ou seja, quando 2 membros da Família Marvel estão ativos, suas forças, velocidades, resistências, etc. caem à metade; Se 3 membros da Família Marvel estão ativos, suas forças, velocidades, resistências, etc. caem a 1/3.

O artigo completo está em: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Topo