As doenças que causam queda de cabelo

em 12 de fevereiro de 2020


Cabelo

Hipertensão.

Insônia.

transpiração excessiva.

Foliculite.

Hipertensão causa queda de cabelo, mas o vilão dessa história não é a hipertensão ou a pressão alta que causa queda de cabelo. O verdadeiro culpado é o medicamento tomado para a hipertensão.

No entanto, nem todos os anti-hipertensivos causam perda de cabelo. Um medicamento anti-hipertensivo chamado Minoxidil está sendo usado para o crescimento do cabelo em casos de calvície / calvície e é especialmente eficaz para calvície masculina.

A razão por trás da pressão alta (hipertensão) e perda de cabelo
Como qualquer outro tipo de perda de cabelo, a perda de cabelo induzida por medicamentos pode realmente dar um golpe poderoso na auto-estima de um indivíduo. 

Mas o lado positivo disso é que, na maioria dos casos, a perda de cabelo é reversível quando você interrompe o medicamento. Agora, a gravidade da perda de cabelo induzida pela medicação depende de indivíduo para indivíduo, do tipo e da dosagem do medicamento. 

A sensibilidade de uma pessoa a esse medicamento em particular também importa muito. Os medicamentos anti-hipertensivos causam queda de cabelo, interferindo no ciclo normal de crescimento do cabelo. Mas a perda de cabelo se torna perceptível apenas após tomar medicamentos por cerca de 2-4 meses. Nesse caso, os folículos capilares entram na fase de repouso e caem muito cedo.

A falta de sono pode causar perda de cabelo?

O principal caminho para o tratamento da perda de cabelo é diagnosticar o problema por trás dela. Terapia capilar, pílulas, tratamentos e produtos só ajudarão no nível da superfície. 

O verdadeiro problema está muito mais profundo e envolveria mudanças na dieta e no estilo de vida para o tratamento.
Uma das principais causas de perda de cabelo é a falta de sono. 

Os níveis aumentados de estresse acaba resultando na falta de sono e na capacidade reduzida para o funcionamento celular normal, também podem resultar em condições de perda de cabelo ou queda de cabelo.

Um elo entre a privação do sono e a perda de cabelo foi agora estabelecido pelos principais especialistas em cabelos.
Impacto da falta de sono no corpo.

De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, o sono desempenha um papel importante na saúde adequada e no bem-estar geral do corpo. Durante os ciclos de sono, o corpo é capaz de trabalhar no apoio à função cerebral, bem como na manutenção e manutenção da saúde física.

O sono é importante para a função cerebral saudável e bem-estar emocional, saúde física geral, desempenho diário e segurança.

O impacto negativo da falta de sono no corpo provavelmente afeta o processo de crescimento do cabelo e pode até estar diretamente relacionado à perda e queda de cabelo.

O corpo também passa por numerosos ciclos durante o sono, que promovem a atividade de células-tronco que gera células epiteliais para o crescimento do cabelo.

Pesquisa publicada no American Journal of Pathology discute a relação entre estresse e o processo de crescimento capilar .
A resposta prolongada ao estresse pode ter um impacto negativo na pele e sua capacidade de funcionar adequadamente, o que pode afetar diretamente o folículo piloso.

O estudo também sugere que a liberação de hormônios, neurotransmissores e citocinas durante uma resposta ao estresse pode influenciar significativamente o crescimento do cabelo.

Existem evidências que sugerem que os folículos capilares e o ciclo de crescimento capilar são significativamente afetados pelo estresse, o que pode levar a um crescimento não saudável e à perda de cabelo.

Um artigo do National Institutes of Health sugere ainda que o sono desempenha um papel no crescimento do cabelo. A atividade das células-tronco adultas depende do relógio circadiano interno para orquestrar a proliferação do ciclo de crescimento capilar.

Este estudo sugere que as interrupções no ciclo do sono de um organismo podem ter um impacto significativo nas funções biológicas que ocorrem no folículo piloso, onde o crescimento capilar é iniciado:

A incapacidade do corpo para funcionar normalmente devido à falta de sono reduz a saúde física geral e o bem-estar.

O fato de que a falta de sono é uma fonte significativa de estresse também pode desencadear o início de perda de cabelo com influência genética, como calvície masculina ou feminina.

Conclusão

A importância do sono não pode ser subestimada, e há evidências que sugerem que a falta de sono pode desempenhar um papel na queda ou queda de cabelo, com o mecanismo principal sendo o aumento do estresse. Sono e estresse desempenham apenas um papel muito pequeno na perda de cabelo.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para entender completamente o papel do sono no crescimento do cabelo, os estudos sugerem que inúmeras consequências da falta de sono podem levar ao cabelo que não cresce adequadamente.

Fonte: Will Hartfield do Centro de Educação do Sono do Alasca

Os resultados da perda de cabelo e falta de sono:

Perda de brilho dos cabelos

Perda de volume de cabelo

Cabelos difusos no couro cabeludo

Linha fina recuada

Folículos capilares dormentes

A única maneira de superar esse problema é através de mudanças no estilo de vida. Isso incluiria uma boa dieta e uma boa noite de sono. Os médicos recomendam dormir pelo menos oito horas por dia para garantir um estilo de vida saudável.

A seguir, é apresentada uma lista de dicas que ajudarão a recuperar o cabelo perdido devido à insônia.

Ajuste seu padrão de sono. É importante dormir todos os dias em um horário fixo e seguir uma rotina. Trabalhar à noite pode desencadear a perda de cabelo. É importante maximizar o tempo de sono e ter bons hábitos de sono. Ir para a cama cedo garante um bom sono.

Evite assistir TV ou trabalhar no laptop antes de ir para a cama, pois a luz forte causa insônia e tira o sono. Além disso, ouvir música alta antes de dormir é um gatilho para a insônia. A iluminação severa ou fumar antes de dormir também tira o sono.

Troque o seu travesseiro: Um travesseiro de algodão amarra seu cabelo em nós e aumenta as chances de quebra. Um travesseiro de seda é mais fácil para os cabelos.

Reduza o estresse na vida diária. O estresse causa insônia.

A quebra do cabelo deve ser minimizada. Evite rabos de cavalo apertados ou escovar os cabelos de volta. Isso coloca um estresse adicional no cabelo.

Evite tomar café no período da tarde.

A transpiração leva à perda de cabelo?

Existem estudos que mostram que, quando o ácido lático no suor se mistura com a queratina no cabelo, o suor contém toxinas, incluindo ácido lático, que é prejudicial aos cabelos. Esta é uma das razões pelas quais, em certa medida, você pode sentir perda de cabelo quando está suando ou logo após isso. 

Por esse motivo, as pessoas devem lavar o couro cabeludo e os cabelos se suarem demais. Usar um bom xampu também é bom para manter o cabelo seguro.

Há outra lógica pela qual o suor pode levar à queda e perda de cabelo. Diz que quando suamos através das glândulas sudoríparas do couro cabeludo, leva à desidratação dos fios do cabelo. Esta pode ser outra razão pela qual há perda de cabelo associada ao suor. Quando o suor se mistura com flocos no couro cabeludo, pode bloquear os poros e inativar os folículos capilares. Isso também pode levar à perda de cabelo excessiva.

Faça a prevenção da perda de cabelo massageando o couro cabeludo com óleo. Isso ajuda na circulação sanguínea adequada dos folículos capilares, além de garantir nutrição profunda e remoção de sujeira e toxinas. Esta é uma das melhores maneiras, além de lavar o cabelo, para evitar a perda de cabelo através da transpiração.

Evite penteados apertados ou rabos de cavalo que possam impedir a evaporação do suor e fazer com que ele se acumule com a sujeira e o óleo no couro cabeludo e, assim, causar perda de cabelo. Mantenha o cabelo solto para melhorar a passagem de ar.

Escovar os cabelos ajudará na circulação sanguínea e manterá o suor afastado. Esta é uma maneira pela qual você pode evitar a perda de cabelo. Aumenta o crescimento do cabelo pressurizando os pontos dos folículos capilares.

Maneiras de reduzir o suor do couro cabeludo

Fique livre de estresse e ansiedade.

Técnicas de respiração profunda são úteis.

Lave o cabelo após o exercício.

Tente maneiras naturais para evitar transpiração excessiva.

Tenha um estilo de vida ativo e em forma.

Evite frios reaquecidos, fast food, doces em excesso e bebidas com cafeína, pois produzem calor excessivo no corpo e levam a transpiração excessiva.

Revisado clinicamente pela Vd. Naveen Sharma , Médico Ayurveda

Foliculite queda de cabelo - causas, precauções e tratamento

O que é precisamente a foliculite?

A foliculite é uma inflamação do folículo piloso que pode ocorrer em qualquer parte do corpo que possua cabelos. No entanto, quando ocorre no couro cabeludo, pode comprometer a saúde dos cabelos. A inflamação pode causar perda permanente de cabelo, mas a maioria dos casos de foliculite somente causa uma queda temporária. O cabelo volta a crescer rapidamente com um tratamento adequado.

Como identificar a foliculite?

Quando a foliculite aparece no couro cabeludo, muitas vezes parece inchaços pequenos, vermelhos e elevados. Esses inchaços podem causar coceira e, embora possam aparecer em qualquer lugar do couro cabeludo, geralmente podem se concentrar ao longo da linha do cabelo. Quando a foliculite ocorre, você pode esperar ver um anel vermelho ao redor da base dos folículos capilares. À medida que a condição piora, seu cabelo começa a cair.

Se você desenvolver foliculite do couro cabeludo na base do couro cabeludo, muitos deles têm um tipo de foliculite conhecido como queloidal. Esta condição incomum é uma combinação de alopecia cicatricial e foliculite. Se não tratada, isso pode evoluir para queloides sem pelos no couro cabeludo.

Existem alguns casos conhecidos em que uma condição chamada acne necrótica. Esta é uma condição em que grandes nódulos se desenvolvem que progridem rapidamente e causam cicatrizes.

Necrotica é resistente ao tratamento, portanto, consulte um médico se suspeitar que possa ter essa forma de foliculite grave no couro cabeludo. A acne necrótica afeta tipicamente os homens negros, mas todos os sexos e raças podem desenvolvê-la.

Outros sinais e sintomas da foliculite do couro cabeludo incluem:

Grupos de pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo que podem ter uma ponta branca

Feridas com crostas marrom-amareladas

Feridas que drenam pus

Comichão

Sensação de queimação ou ardência

Dor ou sensibilidade

Causas da queda de cabelo da foliculite:

Existem muitas causas que tendem a irritar os folículos capilares e torná-los irritados e avermelhados. Alguns deles são os seguintes:

A foliculite é causada por uma inflamação no folículo piloso que pode ocorrer devido a bactérias, leveduras ou ácaros. Existem alguns casos em que a bactéria staphylococcus aureus causa a inflamação. Também há momentos em que os folículos são causados ​​por um acúmulo de óleos no couro cabeludo. 

Se você é um indivíduo que raspa a cabeça, corre um risco maior de desenvolver foliculite. Isso pode causar problemas de saúde que podem afetar o sistema imunológico ou o uso de certos medicamentos, como esteróides tópicos ou antibióticos.

Às vezes, o atrito excessivo dos folículos capilares com a roupa pode ser uma razão para eles se inflamarem e pode até agravar-se em um caso completo de foliculite.

Suor e sujeira podem entupir os poros da pele, causando inflamação e infecção dos folículos capilares.

Folículos capilares inflamados tendem a explodir com sangue ou pus. Isso significa que é hora de ligar para o seu dermatologista.
Os folículos capilares coçam como loucos e você passa todo o seu tempo tentando se sentir confortável em suas roupas enquanto seu corpo parece que está pegando fogo.

Tratamento para queda de cabelo de foliculite: Como curar a doença?

Normalmente, a única coisa boa sobre essa condição é que ela cura por si própria. Tenha paciência e aguarde cerca de duas semanas. Caso a coceira esteja realmente afetando você, você pode usar uma compressa quente usando vinagre branco ou a solução de Bürow para obter alívio imediato. 

O líquido de Bürow (solução de Bürow, solução de acetato de alumínio) é uma solução utilizada em dermatites, queimaduras e exsudações cutâneas. É um líquido antisséptico e adstringente, composto por acetato de alumínio e água.

Shampoo medicamentoso pode ser usado para tratar esta condição quando ocorre no couro cabeludo.

Seguir uma boa higiene ajuda a manter a foliculite afastada. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para controlar a propagação da infecção.

Não compartilhe sua toalha com outras pessoas.
Sabão antibacteriano: Se a foliculite do couro cabeludo estiver localizada ao longo da linha do cabelo, lave delicadamente a pele duas vezes ao dia com sabão antibacteriano e seque a área com uma toalha limpa.

Shampoo anti-caspa: Lavar o couro cabeludo com um shampoo anti-caspa que contém agentes antifúngicos, como cetoconazol, ciclopirox ou óleo de tea tree, pode ser útil. 

Creme de cortisona: Um creme de cortisona, também disponível na Amazon , pode ajudar a aliviar a inflamação e coceira da foliculite do couro cabeludo.

Pomada antibiótica: Você também pode tentar aplicar uma pomada antibiótica, como Neosporin, na área para ajudar a direcionar as bactérias.

Água morna: Evite lavar o cabelo ou o couro cabeludo com água quente, o que pode irritar ainda mais o couro cabeludo. Fure a água morna em vez disso.

Lavagem: Lave todos os itens, como chapéus, roupas de cama ou pentes, que entraram em contato com a parte afetada do couro cabeludo.

Depois que sua condição melhorar, certifique-se de praticar a higiene adequada do couro cabeludo. Lave o couro cabeludo regularmente para evitar o acúmulo de produtos e óleos capilares que podem entupir ou irritar os folículos capilares.

Água e hidrocortisona:

1. Use um pano úmido e umedeça as áreas afetadas com água morna.

2. Ensaboar a área com uma quantidade generosa de sabão antibacteriano de renome. Isso pode estar na forma de líquido ou sabão.

3. Esfregue a pele com sabão suavemente com um pano macio por 30 segundos. Isto irá esfoliar as células mortas da pele perto dos folículos.

4. Enxágue bem a pele com água morna e seque.

5. Siga esta sessão tratando a pele com uma fina camada de creme de hidrocortisona que aliviará a inflamação e o prurido agudo.

Compressa de vinagre:

1. Misture quatro partes de água com uma parte de vinagre branco de boa qualidade. Agora molhe um pano limpo e torça-o até quase secar.

2. Agora coloque este pano embebido em vinagre na área afetada por meia hora. Faça isso duas vezes por dia para obter melhores resultados.

3. Siga esta sessão de compressa de vinagre aplicando uma fina camada de hidrocortisona para obter resultados rápidos.

Por que você deve tratar a foliculite mais cedo

Se você desenvolver foliculite leve, qualquer perda de cabelo que você desenvolver provavelmente não será permanente. 

Quanto mais você esperar para procurar tratamento, mais inflamados serão os folículos capilares e, com o tempo, isso pode causar cicatrizes que podem impedir o crescimento do cabelo. 

Como a foliculite é tão coceira, quanto mais tempo você fica sem tratamento, mais chances você terá de coçar o couro cabeludo, o que pode causar mais danos. Com tratamento imediato, a foliculite pode ser resolvida rapidamente.

Fontes: Healthline e Stylecraze



Topo