26 tratamentos eficazes para a perda de cabelo causado por dermatite seborreica

em 3 de fevereiro de 2020

Queda de cabelo

O que é pior do que um couro cabeludo com coceira? Um couro cabeludo inflamado e com coceira que está perdendo o cabelo para a esquerda, direita e centro. Dermatite seborreica é uma das condições inflamatórias da pele mais comuns, logo após a acne vulgar. Essa condição não só se torna dolorosa, embaraçosa e irritante, mas também leva à queda severa de cabelos. Pode parecer assustador, mas a dermatite seborreica é realmente super fácil de tratar. Mas, antes de começarmos a tratá-lo, permita-me falar um pouco mais sobre essa condição.

O que é dermatite seborreica?

Dermatite seborreica é uma condição da pele que resulta em queda de cabelo. Pode ser descrito como um tipo mais grave de caspa, onde a pele fica inflamada e oleosa e descama incontrolavelmente.

Como é causada a dermatite seborreica?

Ninguém sabe exatamente a causa da dermatite seborreica ainda. No entanto, está associado à produção excessiva de sebo (o óleo natural produzido pelo couro cabeludo para manter o cabelo saudável).

A condição também está associada ao crescimento excessivo do fungo cutâneo que ocorre naturalmente chamado Malassezia. Embora a causa exata da dermatite seborreica ainda não foi determinada, esses são dois fatores comuns na maioria dos casos da doença.

Outros fatores que também podem contribuir para o problema incluem:

Cuidado inadequado do couro cabeludo e manutenção de uma dieta inadequada.

Fatores externos: más condições climáticas e exposição constante à poluição.

Uso excessivo de produtos: xampus, cremes para pentear e géis, e condicionadores podem afetar o pH natural do cabelo.

A dermatite seborreica é comum em indivíduos com distúrbios do sistema imunológico como o HIV / AIDS.

Alguns bebês recém-nascidos desenvolvem dermatite seborreica quando andrógenos da mãe são passados ​​para o bebê através da placenta.

Os sintomas mais comuns da dermatite seborreica são:

Descamação pesada

Inflamações no couro cabeludo, geralmente na forma de pápulas

Escamas oleosas

Flocos brancos e amarelos

Comichão grave

Descamação da pele

Manchas escamosas que descascam para revelar a pele rosada

Perda de cabelo

Dermatite seborreica pode causar queda de cabelo?

Sim, a dermatite seborreica pode causar queda de cabelo. A produção excessiva de óleo e descamação pesada causa irritação e entupimento dos folículos. Este couro cabeludo doloroso e agravado cria uma base desfavorável para o seu cabelo, enfraquecendo-o pelas raízes e levando à queda do cabelo.

Como tratar a dermatite seborreica

Existem vários tratamentos no mercado que prometem curar a dermatite seborreica. Eles vêm na forma de cremes, xampus e condicionadores que contêm ingredientes que provaram ser eficazes contra o problema. Esses tratamentos incluem:

Xampus medicamentosos que contêm ingredientes como, piritiona de zinco, sulfeto de selênio, cetoconazol, alcatrão de carvão, ácido salicílico e óleo de cade.

Cremes ou loções para uso tópico que ajudam a controlar o fermento natural da pele, impedindo a proliferação. Eles também ajudam a aliviar inflamações.

Alguns shampoos formulados com extratos botânicos ajudam a limpar suavemente o couro cabeludo e reduzem a coceira e descamação em certa medida.

Antibióticos que ajudam a controlar a flora da pele. Isso ajuda a reduzir a inflamação.

Embora esses tratamentos possam fornecer uma correção temporária, eles geralmente não ajudam em longo prazo. É sempre uma opção mais sábia optar por remédios caseiros que não causam efeitos colaterais. Acompanhe a lista de 26 remédios caseiros para perda de cabelo causada por dermatite seborreica.

Remédios caseiros para tratar a perda de cabelo da dermatite seborreica

Óleo de Tea Tree e Aloe Vera

O óleo da árvore do chá ajuda a penetrar nos folículos capilares e a eliminar infecções fúngicas, enquanto o aloe vera ajuda a aliviar a coceira e a irritação do couro cabeludo. Essa combinação também ajuda a manter o equilíbrio do pH do couro cabeludo, pele e cabelo.

Receita

20 gotas de óleo de tea tree

2 colheres de sopa de gel de aloe vera

Combine os ingredientes até obter uma mistura suave. Aplique isso no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave com água fria e um shampoo suave e livre de sulfato. Repita 2-3 vezes por semana.

Alho

O alho é um excelente remédio caseiro para dermatite seborreica por causa de suas propriedades antifúngicas. Para obter melhores resultados, você pode aumentar a ingestão de alho e também usá-lo como tratamento tópico.

1 dente de alho

2-3 colheres de sopa de água

Almofada de algodão

Esmague um dente de alho em uma polpa.
Para a polpa, adicione cerca de 2 colheres de sopa de água. Misture bem e filtre a solução de alho. Aqueça a solução até que esteja ligeiramente quente. Aplique a solução nas áreas afetadas com uma almofada de algodão. Deixe durante a noite. Lave o couro cabeludo com água morna pela manhã. Faça 2-3 vezes por semana.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a equilibrar o nível de pH do seu couro cabeludo e, ao mesmo tempo, melhora sua saúde, matando bactérias e fungos nocivos. Também ajuda a reduzir a descamação e acalma a coceira.

Receita

4 colheres de sopa de vinagre de maçã

2 xícaras de água

Dilua 4 colheres de sopa de vinagre de maçã com dois copos de água e reserve a solução em um jarro. Continue a lavar o cabelo com um shampoo suave e livre de sulfato. Siga-o condicionando seu cabelo. Depois de enxaguar o condicionador, despeje o vinagre de maçã como enxágue final. Faça uma vez por semana.

Limão

O suco de limão tem propriedades ácidas que ajudam a equilibrar o nível de pH do couro cabeludo. Também ajuda a controlar a produção de óleo no couro cabeludo, evitando entupimentos e descamação excessiva.

Receita

2 colheres de sopa de suco de limão puro

Almofada de algodão

Esprema cerca de 2 colheres de sopa de suco de limão de alguns limões frescos.

Usando uma almofada de algodão, aplique o suco nas áreas afetadas do couro cabeludo. Deixe o suco de limão por cerca de 15 minutos e depois lave o cabelo com água morna. Com que frequência? 2-3 vezes por semana

Óleos Naturais

Lubrificar o cabelo ajuda a acalmar as glândulas sebáceas, impedindo que ele fique muito oleoso. Também ajuda a aliviar a inflamação enquanto melhora a saúde do couro cabeludo.

Receita

2 colheres de sopa de óleo (pode ser óleo de coco, azeitona, jojoba ou amêndoa).

Toalha

Tome cerca de 2 colheres de sopa de um óleo de sua escolha. O óleo de coco é uma boa escolha devido às suas propriedades penetrantes e antibacterianas. Qualquer que seja o óleo que você escolher, verifique se é completamente orgânico e, de preferência, prensado a frio.

Aqueça o óleo até que esteja ligeiramente quente e depois massageie-o no couro cabeludo e em todas as áreas afetadas. Deixe o óleo durante a noite. Você pode enrolar o cabelo em uma toalha para evitar que seu travesseiro fique oleoso. De manhã, lave o cabelo com água morna e um shampoo suave e livre de sulfato. Repita 2-3 vezes por semana.

Aspirina

A aspirina contém salicilatos, que são os mesmos ingredientes ativos encontrados nos xampus anti-caspa. Isso ajuda a acalmar o couro cabeludo e reduzir a descamação.

Receita

2 comprimidos de aspirina

Um xampu suave e livre de sulfato

Esmague dois comprimidos de aspirina até obter um pó fino.
Adicione o pó à quantidade de xampu que você costuma usar para lavar o cabelo.Lave o cabelo com esta mistura de aspirina e xampu. Deixe o xampu no cabelo por alguns minutos antes de enxaguar. Repita 2-3 vezes por semana.

Bicarbonato de sódio

Enquanto seu cabelo pode demorar um pouco para se ajustar ao bicarbonato de sódio, ele começará a ficar mais macio depois de alguns usos. Esta é uma alternativa incrível ao shampoo, pois evita que as glândulas sebáceas entrem em ação, controlando a produção de óleo.

Receita

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Lave o cabelo com água morna. Massageie suavemente o cabelo molhado e o couro cabeludo com o bicarbonato de sódio. Depois de massagear o cabelo por alguns minutos, lave o bicarbonato de sódio com água morna. Repita 2-3 vezes por semana.

Palha de Aveia

A palha de aveia é um excelente tratamento para a dermatite seborreica. Ajuda a aliviar a coceira e reduz a inflamação. Também ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, os quais geralmente pioram a caspa.

Receita

2 colheres de sopa de palha de aveia

2 xícaras de água

Faça uma infusão de palha de aveia fervendo 2 colheres de sopa da erva em 2 xícaras de água.

Deixe a infusão de lado para esfriar. Lave e condicione o cabelo como faria normalmente. Depois de enxaguar o condicionador, despeje a infusão de palha de aveia no cabelo como enxágue final. Repita 2-3 vezes por semana.

Mel

O mel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a reduzir a infecção. Também possui propriedades anti-inflamatórias que acalmam o couro cabeludo e aceleram o processo de cicatrização de feridas.

Receita

1 colher de sopa de mel cru

1 colher de sopa de água

Dilua o mel cru com uma quantidade igual de água. Aplique o mel diluído nas áreas afetadas do couro cabeludo. Deixe descansar por cerca de 3 horas e depois enxágue com água morna. Repita 3 vezes por semana.

Óleo de borragem

O óleo de borragem contém ácidos graxos essenciais que ajudam a combater a dermatite seborreica. Ajuda a nutrir e hidratar o couro cabeludo enquanto acalma a produção de óleo e acalma a inflamação.

Receita

1 colher de chá de óleo de borragem

Almofada de algodão

Pegue uma colher de chá de óleo de borragem e sature uma almofada de algodão com ele. Use a almofada de algodão para aplicar o óleo nas áreas afetadas do couro cabeludo. Deixe o óleo durante a noite e, de manhã, enxágue com um xampu suave e sem sulfato e água morna. Repita 3-4 vezes por semana.

Vicks

Vicks possui propriedades antifúngicas que ajudam a matar as bactérias e aliviar a dermatite. A massagem ajuda a matar Malassezia, que resolve efetivamente o problema. No entanto, a fricção pode fazer com que seu cabelo fique oleoso.

Receita

Vicks VapoRub

Basta aplicar o Vicks VaporRub nas áreas afetadas, como faria com qualquer pomada tópica.
Deixe durante a noite. De manhã, lave o cabelo com um limpador extremamente suave. Com que frequência? Qualquer outro dia.

Leite De Magnésia

Este tratamento ajuda a banir o excesso de graxa, impedindo o entupimento dos poros. Equilibra a produção de petróleo e também suaviza a dermatite seborreica.

Receita

1 colher de sopa de leite de magnésia

Almofada de algodão

Tome uma colher de sopa de leite de magnésia e aplique nas áreas afetadas com um algodão. Deixe durante a noite. Repita todos os dias ou em dias alternados, durante duas semanas.

Farinha de grão de bico

O requeijão e o grão de bico ajudam a acalmar o couro cabeludo e a reduzir a inflamação. Este também é um remédio caseiro popular para caspa.

Receita

2 colheres de sopa de farinha de grão de bico

1-2 colheres de sopa de requeijão

Misture a farinha de grão de bico e a coalhada até obter uma mistura homogênea. Aplique esta mistura no couro cabeludo e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Lave a mistura com um xampu suave e livre de sulfato. Repita 2-3 vezes por semana.

Framboesa

Framboesa tem excelentes propriedades curativas. É uma fonte rica de taninos e possui propriedades adstringentes que ajudam a curar a dermatite seborreica.

Receita

5 colheres de sopa de folhas de framboesa secas

1 litro de água

Tome cerca de 5 colheres de sopa de folhas de framboesa secas e ferva em um litro de água.

Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. Depois de esfriar, lave o cabelo com um xampu suave e sem sulfato. Despeje o chá de framboesa no cabelo como uma lavagem final. Não enxague mais o cabelo. Repita 1-2 vezes por semana.

Camomila

O chá de camomila possui incríveis compostos anti-sépticos que o tornam um poderoso ingrediente de cura. Alivia a inflamação e ajuda a acalmar a dermatite seborreica.

Receita

2 colheres de sopa de camomila seca

2 xícaras de água

Tome cerca de 2 colheres de sopa de camomila seca e ferva-a em 2 xícaras de água.

Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. 
Depois de esfriar, lave o cabelo com um xampu suave e sem sulfato. Despeje o chá de camomila no cabelo como uma lavagem final. Não enxague mais o cabelo. Repita 1-2 vezes por semana.

Malva

A erva malva tem propriedades curativas que ajudam a aliviar a dermatite e reduzir a inflamação. Também ajudará a amaciar e condicionar a pele, acalmando as glândulas sebáceas excessivamente oleosas.

Receita

1 colher de sopa de malva seca

1 xícara de água

Almofada de algodão

Tome cerca de 1 colher de sopa de malva seca e ferva-a em 1 xícara de água.

Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. Quando esfriar, molhe uma almofada de algodão na solução e aplique nas partes afetadas do couro cabeludo. Repita todo dia, ou um dia sim outro não.

Pepino

Pepino pode ser extremamente calmante sobre a pele com suas propriedades de refrigeração. Quando combinado com o requeijão, condiciona o couro cabeludo e equilibra a produção de óleo. Também ajudará a aliviar a irritação e coceira.

Receita

1/4 de um pepino de tamanho médio

2 colheres de sopa de requeijão

Misture o pepino até obter uma textura lisa e com polpa. Adicione um pouco de coalhada e misture bem para combinar. Aplique esta mistura nas áreas afetadas do couro cabeludo e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Lave o cabelo com um xampu suave e livre de sulfato. Repita 2-3 vezes por semana.

Calêndula

A calêndula é conhecida por suas propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e antibióticas. Ajuda a aliviar infecções e inflamações no couro cabeludo, acalmando a dermatite seborreica e melhorando a saúde do couro cabeludo.

Receita

1 colher de sopa de calêndula seca

1 xícara de água

Almofada de algodão

Tome cerca de 1 colher de sopa de calêndula seca e ferva em 1 xícara de água. Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. Quando esfriar, molhe uma almofada de algodão na solução e aplique nas partes afetadas do couro cabeludo. Repita 2-3 vezes por semana.

Noz

As folhas da nogueira têm excepcionais propriedades antifúngicas, anti-sépticas, adstringentes e cicatrizantes. Esta infusão ajuda a acalmar o couro cabeludo e a curar a dermatite seborreica.

Receita

1 colher de sopa de folhas secas de nozes

1 xícara de água

Almofada de algodão

Tome cerca de 1 colher de sopa de folhas secas de nozes e ferva-as em 1 xícara de água.
Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. Quando esfriar, molhe uma almofada de algodão na solução e aplique nas partes afetadas do couro cabeludo. Repita 2-3 vezes por semana.

Sementes de linho

Esta solução aliviará a coceira. Você também pode consumir sementes de linho para melhorar a saúde do couro cabeludo.

Receita

¼ xícara de sementes de linho

2 xícaras de água filtrada

1 colher de sopa de suco de limão

Ferva as sementes de linho até que o líquido comece a engrossar. Uma vez grosso, adicione o suco de limão e deixe a solução esfriar. A solução deve ter uma consistência semelhante a gel. Aplique este gel no couro cabeludo e no cabelo. Isso também pode ser usado no lugar de um gel modelador. Repita todo dia.

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais percorrem um longo caminho quando se trata de curar a dermatite seborreica. A aplicação tópica de óleos essenciais como rosa, lavanda, erva-cidreira ou semente de cenoura misturada com um óleo transportador como coco ou azeite de oliva irá aliviar os sintomas e curar o couro cabeludo.

Receita

3-5 gotas de um óleo essencial (como alecrim, lavanda, rosa ou erva-cidreira).

2 colheres de sopa de óleo transportador

Combine o óleo essencial com o óleo transportador. Aqueça a mistura de óleo até que esteja ligeiramente quente. Aplique isso no couro cabeludo e no cabelo e deixe descansar por cerca de 45 minutos. Lave o óleo do cabelo com água morna e um shampoo suave e livre de sulfato. Repita 2-3 vezes por semana.

Neem

As folhas de neem são um dos remédios mais eficazes contra a dermatite seborreica. Possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas que ajudam a curar o couro cabeludo.

Receita

1 colher de sopa de folhas de neem moídas

1 colher de sopa de óleo de semente de gergelim

1/2 colher de chá de açafrão em pó

Em uma tigela, misture os ingredientes até obter uma mistura suave. Aplique a mistura no couro cabeludo e deixe descansar por cerca de uma hora. Após uma hora, lave o cabelo com um shampoo suave e livre de sulfato. Repita qualquer outro dia.

Olmo Escorregadio

O olmo escorregadio é outro remédio eficaz que ajuda a acalmar a dermatite seborreica. Com o uso regular, ele ajudará a restaurar a saúde do couro cabeludo por um curto período de tempo.

Receita

Um monte de folhas de olmo escorregadio.

Moa as folhas escorregadias do olmo até obter uma pasta lisa. Aplique esta pasta nas áreas afetadas do couro cabeludo. Deixe descansar até secar. Isso deve levar de 15 a 20 minutos. Lave com água quente. Repita todo dia.

Folha de bananeira

As folhas de bananeira contêm taninos, que ajudam a curar a dermatite seborreica. Também ajuda a regenerar as células danificadas e aumenta o crescimento do cabelo.

Embora o cuidado externo e a aplicação tópica de ingredientes sejam importantes no tratamento da dermatite seborreica, o que você coloca no corpo é igualmente importante.

Receita

Uma folha de bananeira fresca

Moa o suficiente da folha de bananeira para obter cerca de 2 colheres de sopa de pasta lisa. Aplique esta pasta nas áreas afetadas do couro cabeludo. Deixe descansar até secar. Isso deve levar de 15 a 20 minutos. Lave com água quente. Repita todo dia.

Salsaparrilha

A salsaparrilha ajuda a remover as toxinas do corpo, aumentando indiretamente a saúde da pele e do cabelo e aliviando a dermatite.

Receita

1 colher de sopa de raízes de salsaparrilha

1 xícara de água

Ferva a raiz de salsaparrilha em um copo de água. Deixe em infusão por alguns minutos e deixe esfriar. Beba esta mistura para aliviar a dermatite seborreica. Repita todo dia.

Manga

A manga é uma das frutas rica em vitaminas C, A e B. Possui niacina e piridoxina, que também ajudam a prevenir a dermatite seborreica.

Receita

1 manga

Simplesmente corte e consuma uma manga para aliviar a dermatite seborreica. Opcionalmente, você pode incluir a fruta em outras receitas para colher os benefícios de todos os seus nutrientes. Repita todo dia.

A dermatite seborreica é um fungo?

- Não, a dermatite seborreica não é um fungo. É uma condição da pele que geralmente é agravada pela presença de um fermento natural da pele chamado Malassezia.

O estresse pode causar dermatite seborreica?

Embora o estresse seja um fator contribuinte, ele sozinho não pode causar dermatite seborreica. No entanto, quando associado a oleosidade excessiva, pode levar à condição da pele.

A perda de cabelo devido à dermatite seborreica é geralmente de curto prazo. Quando a inflamação da pele diminui, seu cabelo começa a crescer normalmente. A consistência quando se trata de cuidados deve ser mantida mesmo após o desaparecimento dos sintomas, para que não apareçam novamente. Recomenda-se manter longe da luz solar direta. Também é aconselhável usar desumidificadores, que reduzem a irritação da pele e, assim, reduzem a queda de cabelo. É recomendável consumir frutas e vegetais frescos, como maçãs, laranjas e espinafre, que são ricos em beta-caroteno e antioxidantes.

Fonte: Stylecraze





Topo