Como Cuidar de Plantas Suculentas?


Como Cuidar de Plantas Suculentas?
Devido à sua capacidade especial de reter água, as suculentas tendem a desenvolver em climas quentes e secos. Isso as torna bem adaptadas ao cultivo interno e ideal para pessoas que desejam plantas domésticas de baixa manutenção e fácil manejo. Veja as plantas ideais para ter dentro de casa.

Melhores suculentas para crescer dentro de casa

Planta de jade (Crassula ovata).

Kalanchoede Natal (Kalanchoe blossfeldiana).

Língua de sogra ou planta de cobra (Sansevieria trifasciata).

Coroa de espinhos (Eurphorbia milii).

Planta medicinal (Aloe vera).

Cacto de Natal (Schlumbergera x buckleyi).

Cacto de zebra (Haworthia fasciata).

Planta Panda (Kalanchoe tomentosa).

Fio de bananas (Senecio radicans).

Colar de pérolas (Senecio rowleyanus).

Galinhas e pintos (Sempervivum tectorum ou Echeveria elegans).

Cacto de lápis (Euphorbia tirucalli).

Rabo de Burro (Sedum morganianum).

Planta de seixo ou pedra viva (Lithops).

Escolha uma planta suculenta apropriada para suas condições internas.

A maioria das suculentas gosta de luz solar direta, mas se tudo o que você tem é um canto sombreado em sua casa, escolha plantas com pouca tolerância à luz, como a sogra. Se você planeja cultivar sua suculenta em uma plantadeira suspensa, uma variedade à direita, como bananas, é uma ótima opção. Leia sempre os rótulos das plantas para determinar as necessidades, o tamanho e a propagação da luz solar de suas suculentas.

Forneça um meio de envasamento muito bem drenado

Os viveiros sempre plantam suas suculentas em solo rico, fértil e que retenha muita umidade; portanto, para manter sua planta nas mesmas condições dos viveiros, comece com uma mistura grossa de envasamento com boa drenagem e aeração. Você pode encontrar misturas especiais de cactos e suculentas no berçário, ou até mesmo usar uma mistura de violeta africana. Para melhorar ainda mais a drenagem e impedir a compactação, adicione perlita ou pedra-pomes à mistura de cacto ou violeta africana (até 50% da mistura total de envasamento, dependendo das necessidades de umidade da sua suculenta). Sempre molhe a mistura antes de usá-la para garantir uma umidade uniforme.

Modo de replantar

Ao replantar, use um recipiente que tenha um orifício de drenagem e seja pelo menos 1 a 2 polegadas maior que o recipiente do berçário. Evite recipientes de vidro (como jarros ou terrários) como uma solução de envasamento a longo prazo, pois eles não permitem a respiração das raízes e podem causar apodrecimento ao longo do tempo. Encha o terço inferior do recipiente com a mistura de envasamento pré-umedecida, depois posicione sua planta dentro e encha com mais mistura de envasamento pré-umedecida.

Coloque a suculenta em vaso em um local ensolarado.

A maioria das suculentas prefere pelo menos 6 horas de sol por dia, então tente colocá-las perto de uma janela voltada para o sul ou para o leste. Você pode notar que suas suculentas se tornam finas ou se estendem em direção à luz se elas não receberem sol suficiente.

Deixe a mistura de envasamento secar entre as regas.

O erro número um que muitas pessoas cometem com as suculentas é a água em excesso. É melhor regar mais, mas com menos frequência. Sature bem a mistura de envasamento (ao mesmo tempo em que assegura que a água flua corretamente pelo orifício de drenagem), mas deixe a mistura secar um pouco antes da próxima rega. Se a mistura de envasamento permanecer sempre molhada todos os dias, a planta poderá eventualmente morrer.

Fertilize suas suculentas pelo menos uma vez por ano.
As plantas se beneficiam mais com fertilizantes na primavera (quando os dias ficam mais longos e o novo crescimento começa) e novamente no final do verão. Use um fertilizante balanceado, para todos os fins e solúvel em água (como 8-8-8 ou 10-10-10) diluído até a metade da força recomendada nas instruções da embalagem. Não há necessidade de fertilizar as suculentas no inverno, quando elas estão semi-adormecidas.  Elas não precisam do aumento de nutrientes porque não estão crescendo ativamente.

Você pode usar areia para plantar suculentas?

Embora pareçam suculentas prosperando na areia na natureza, elas preferem solo solto e rochoso e precisam de nutrientes para crescer bem. Quando usada sozinha, a areia tende a se compactar com o tempo, causando muita retenção de água em um recipiente. O melhor meio de envasamento para uma planta suculenta é aquele especialmente formulado para cactos e suculentas, ou uma mistura bem drenante de terra para vasos, areia grossa e perlita / pedra-pomes.

Você pode começar suculentas a partir de sementes?

Sim. As sementes suculentas podem ser iniciadas dentro de casa em solo leve e úmido (como outras sementes de plantas), mas crescem mais lentamente e geralmente não atingem o tamanho do transplante até seis meses a um ano após a germinação.

Por que as folhas da minha suculenta estão caindo?

Como muitas plantas, as folhas mais baixas do caule (mais próximas da mistura de envasamento) acabam murchando e caindo. Isso é normal e nada para se preocupar. Se as folhas mais altas estiverem morrendo, isso poderá indicar excesso de água, pragas ou doenças.

Como regar suculentas em vasos sem drenagem?
Existem alguns plantadores e vasos incríveis para suculentas que não têm orifícios de drenagem. Descubra como regar adequadamente suas suculentas em uma delas!
Descobrir quantas vezes regar suas suculentas pode ser complicado. Mas, geralmente é ainda mais difícil em vasos sem um orifício de drenagem.

As suculentas precisam de suas raízes para secar rapidamente.
Eles não gostam de ficar na água por mais de um dia ou dois e começarão a apodrecer se ficarem molhados por muito mais tempo.

É por isso que é recomendado o uso de vasos com um orifício de drenagem.No entanto, se você estiver cultivando suculentas em ambientes fechados, é provável que você queira um vaso sem um orifício de drenagem, para poder mantê-las no balcão e não se preocupar com a água saindo pelo fundo da vaso.

Aqui estão algumas dicas simples de facilitar a rega de suculentas em vasos sem um orifício de drenagem.

Solo bem drenado

Usar um solo bem drenado é extremamente importante para vasos sem drenagem, pois permite mais fluxo de ar. Mesmo que a água ainda não tenha para onde fluir, é mais fácil evaporar se o solo tiver partículas grandes (o ideal é 1/4 de polegada ou 6 mm).
Geralmente uso a mistura de areia de Bonsai Jack, no entanto, também uso frequentemente pedra-pomes em recipientes de vidro. A pedra-pomes tende a parecer um pouco mais limpa no vidro.

A adição de materiais maiores ao fundo é uma maneira de as pessoas frequentemente “adicionarem drenagem” a um vaso. No entanto, isso realmente causa problemas para as plantas suculentas, porque faz com que a água se acumule no fundo desse vaso. Então, o solo no topo do vaso retém a água, dificultando a evaporação da água.
Usando um tamanho de partícula consistente, cerca de 1/4 ″ (6 mm) em toda a sua plantadeira é a melhor maneira de permitir que a água evapore rapidamente.

Meça

É recomendado medir a quantidade de água que você derrama em suas plantas.
Você pode fazer isso de várias maneiras. O mais simples é usar um copo medidor, que você provavelmente já possui em casa.
Você também pode usar qualquer tipo de xícara ou mesmo colheres medidoras. A chave é simplesmente derramar uma quantidade designada de água. Se você usa a pia da cozinha ou um regador, é difícil saber quanta água a sua suculenta está recebendo.

Quanto de água?

A parte mais complicada de regar suculentas sem drenagem é saber quanta água é necessária.
O objetivo é derramar água suficiente para que todo o solo se molhe, mas evite o excesso de água no fundo do vaso.
Se você derramar muita água, use um pano ou toalhas de papel para tentar absorver parte dela. Se o seu pote é bastante pequeno, cuidado ao derramar excesso de água.

Diferentes tipos de solo retêm diferentes quantidades de água; portanto, mesmo depois de decidir sobre uma quantidade de água para dar às suas suculentas, você precisa ficar de olho nos sintomas de problemas de irrigação.
Dito isto, geralmente recomendo derramar água igual a metade do volume da sua plantadeira. Portanto, se o seu vaso tiver cerca de um copo de solo, você derramará 1/2 xícara de água.

Use isso como ponto de partida e, novamente, ajuste conforme necessário, com base no que sua planta informar durante as próximas semanas. Tanto a quantidade de água que você usa quanto a frequência de rega determinam a saúde da sua planta suculenta.

Com que frequência regar

Regue somente quando o solo estiver completamente seco.
Regar uma programação semanal ou quinzenal nem sempre funciona.

A rega quando o solo está seco (em vez de em um horário definido) é especialmente importante para vasos sem drenagem, porque a água não seca tão rapidamente quanto em um vaso com um orifício de drenagem. Isso significa que sua planta suculenta tem acesso à água por mais tempo e provavelmente sobreviverá com mais tempo entre a rega.





Topo